5 Regras Básicas para se proteger de ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos atingem as manchetes diariamente e não são apenas uma ameaça para grandes corporações, como governos e bancos, mas também para pequenas empresas e usuários domésticos. Então, o que podemos fazer para nos proteger desse risco e eliminar o acesso indesejado aos nossos computadores? Aqui estão cinco dicas que podem ajudá-lo a se proteger contra ataques cibernéticos.

  1. Palavras sábias

É um conceito básico, mas é surpreendente quantas pessoas ainda usam senhas simples e / ou usam a mesma senha em todas as contas. Então, acesse e fortaleça sua senha. A melhor maneira é nunca usar uma palavra que esteja relacionada com você. Escolha uma palavra aleatória e intercalar com números, símbolos, bem como letras inferiores e maiúsculas. E, finalmente, nunca compartilhe uma senha com ninguém.

  1. Perigo estranho

Como crianças, sempre fomos informados de nunca falar com estranhos, então por que estamos tão blasé quando abrimos e-mails de remetentes que não reconhecemos? Os e-mails maliciosos são chamados de fraudes de phishing e podem atraí-lo para uma falsa sensação de segurança. Eles convidam você a abrir links e arquivos que possam infectar e corromper rapidamente seus sistemas de computador e até se espalhar para outros usuários. Existem algumas maneiras simples de identificar esses convidados indesejados.

Não o abra se for de uma empresa ou pessoa que você não conhece e especialmente se eles não o abordarem pelo nome.

Se parece louco, provavelmente é. Às vezes, o idioma de um e-mail entrega sinais indicados e, se você passar o mouse sobre os links inseridos no e-mail, é exibido um URL longo e complicado ou confuso, como aqueles com muitos X, então é provavelmente um E-mail de phishing.

Se um e-mail diz que é urgente ou exibe um alerta e requer atenção imediata, seja avisado. Esses e-mails funcionam em sua psique e truque você para abrir um e-mail. Então exclua e-mails que, por exemplo, digam que você deve dinheiro, ganhou dinheiro ou que seu banco precisa do seu código de acesso devido a uma discrepância.

Não descarregue arquivos ZIP e anexos ou clique nos links, a menos que você saiba que eles são de uma parte confiável e você realizou as verificações apropriadas.

  1. Manter-se atualizado

Certifique-se de manter todos os seus sistemas operacionais atualizados. As atualizações das principais plataformas, como Microsoft, Mac e Linux, são regularmente publicadas e não só melhoram a funcionalidade, mas também fornecerão os mais recentes desenvolvimentos de segurança.

  1. Obter certificado

Certificados SSL são uma forma segura de proteger seus dados, bem como a identificação e a localização de uma organização. Estes são pequenos arquivos de dados que criam uma cadeia e ativam um bloqueio e um protocolo http que permite conexões seguras de um servidor web para um navegador da Web. É simples instalar certificados SSL no seu servidor e também é fácil identificar sites seguros, porque quando um certificado foi instalado, o protocolo do aplicativo irá mudar de HTTP para HTTPs. O navegador na internet também mostrará um cadeado ou uma barra verde é que um Certificado SSL foi adotado.

  1. O isolamento não deve ser uma violação

Com cada vez mais pessoas trabalhando isoladamente e acessando dados em movimento, aumenta o risco de infecção. Então você precisa usar um software de desktop remoto seguro e respeitável. Verifique as habilidades técnicas dos fornecedores e assegure-se de incluir medidas de segurança, como criptografia permanente. Estes devem ser baseados em um protocolo padrão, como TLS – que é usado por bancos on-line, e impõe procedimentos de autenticação que impedem o acesso de terceiros.

Rolar para o topo